top of page

ENDEREÇO

Comunidade Santa Teresa D'ávila
Rua Ferraz de Vasconcelos, 132 – Parque Santa Teresa
CEP: 06622-360 – Jandira – SP

HORÁRIO DAS MISSAS

HORÁRIO DAS CELEBRAÇÕES

1º e 3º Domingo às 19h00

Todo 2º, 4º e 5º domingo às 19:00 hs

Quarta Feira 20:00 hs - Adoração

DADOS HISTÓRICOS

FOTOS HISTÓRICAS

FOTOS ATUAIS

A Comunidade Santa Teresa D'Ávila, está localizada na Rua Ferraz de Vasconcelos, nº 132, no bairro Parque Santa Tereza. Esta Comunidade nasceu através do trabalho de Evangelização que acontecia nas casas das famílias aos arredores do bairro. Uma vez por mês era celebrada uma missa na Escola João Batista Soldé.

Em  1980 começa a construção da Capela com verba provinda do exterior, coordenada pelo Padre Ângelo que era devoto de Santa Teresa e atuava nessa Comunidade. Por ser devoto de Santa Teresa, Padre Ângelo dá o nome a esta Comunidade que em 15/02/1981 e oficialmente inaugurada, tendo como coordenador João Soares e vice coordenador José Geraldo, o tesoureiro Vanderlei e sua esposa Ivanir.

Padre Ângelo é transferido e deixa o trabalho dias depois da inauguração para o novo Pároco Padre Mario Arnocri, que lutou para que se forma-se o Conselho da Comunidade. Por desobediência ao nosso Pároco, ele decide fechar a Comunidade por algum tempo. Um ano depois, a Comunidade é reaberta; começa então todo um trabalho pastoral formado pelos grupos e equipes que atuam para o crescimento da Comunidade, tendo como coordenador, Juvenal com a colaboração das irmãs e dos seminaristas que auxiliavam na Liturgia, na Catequese, nos eventos, etc.

A partir  desse alicerce, a Comunidade continuou crescendo....Foram surgindo mais pastorais e aumentando o número de fiéis que participavam das celebrações nos domingos. Uma média de 150 fiéis. Durante estes 30 anos de caminhada, D. Francisco passou por aqui por três vezes, muitos padres, irmãs, seminaristas, leigos de modo geral. Desde a sua criação até os dias de hoje, continuamos com o trabalho árduo, mas, muito gratificante. A cada ano mesmo com dificuldade estamos realizando os desafios que temos na caminhada.

Temos Coordenador e vice-coordenador na Comunidade, 1 Tesoureiro, Pastorais, Grupos e Movimentos.

CALENDÁRIO DA COMUNIDADE

Calendário da Comunidade 2020

COROINHAS/ACÓLITOS

CATEQUESE

Reunião todo sábado com início ás 15:00 hs

Reunião todo domingo com início ás 08:00 hs

LITÚRGIA

BATISMO

DÍZIMO

CRIANÇA

PASTORAL FAMILIAR

SETOR JUVENTUDE

PROMOÇÃO HUMANA

PASTORAIS

MOVIMENTOS E ASSOCIAÇÕES

LEGIÃO DE MARIA

Reunião toda quinta com início ás 20:00 hs

RCC - RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA

SERVIÇOS/MINISTÉRIOS

MIN. EXTRAORDINÁRIOS ENFERMOS/ PALAVRA

EQUIPE DE CANTO E MÚSICA

EQUIPE DE LIMPEZA

REGISTRO DOS EVENTOS

CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Instagram Icon

A FÉ CATÓLICA

Em sua primeira carta, São Pedro nos chama a atenção para “estarmos preparados a responder a todo aquele que nos pedir a razão da nossa esperança” (citação livre de I Pd 3,15). A nossa esperança é Jesus Cristo! O mesmo São Pedro, no discurso aos judeus, disse: “Em nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu nenhum outro nome foi dado aos homens, pelo qual devamos ser salvos” (At 4,12).

A fé católica e toda a sua vivência estão centradas em Jesus: “Ele é o Senhor” (citação livre de Fl 2,11). Contudo, o próprio Jesus instituiu Sua Igreja e quis que ela fosse o Seu próprio Corpo Místico (cf. I Cor 12,27)- sacramento universal da salvação de todos os homens. O próprio Senhor resgatou a Sua Igreja com o Seu Sangue; confiou-lhe o sagrado depósito da fé e deu a ela o Seu Espírito para conduzi-la a toda a verdade (cf. Jo 16,13). O Espírito Santo é a alma e a garantia da infalibilidade da Igreja, no que concerne à doutrina católica. Nos dois mil anos de caminhada, o Espírito conduziu a Igreja do senhor e ensinou-lhe todas as coisas, recordando-lhe tudo o que Jesus ensinou (cf. Jo 14,26).

No Credo – símbolo dos apóstolos – encerra-se conteúdo dogmático básico da fé católica. Já no início do cristianismo, “perseveravam eles [os fiéis] na doutrina dos Apóstolos, nas reuniões em comum, na fração do pão (Eucaristia) e nas orações” (At 2,42). Essa doutrina dos apóstolos está encerrada no Credo, nossa profissão de fé. 

Além dos dogmas iniciais, sob a luz do Espírito, a Igreja estruturou todo o arcabouço da fé, sob o comando de Pedro, a quem o próprio Senhor garantiu a infalibilidade, reconhecida de modo definitivo no Concílio Vaticano I (1870). Na pessoa do Papa, a Igreja entendeu que é vontade do Senhor ter o Seu vigário na terra como pedra fundamental da unidade da Sua Igreja. Por isso, a obediência e a submissão ao Papa são características essenciais do catolicismo. Sem o Papa não existe a Igreja. Os antigos padres afirmavam: “Onde está Pedro, está a Igreja; onde está a Igreja, está Cristo”.

Outra característica da fé católica é a devoção aos santos, principalmente à Virgem Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe. Jesus no-la deu aos pés da cruz, dizendo a João: “Eis aí tua mãe” (Jo 19,27b). Essa foi uma doação de Jesus à Sua Igreja e a cada um de nós. Maria é nossa Mãe! Nós, católicos, não a adoramos, pois ela não é uma deusa; nós a veneramos como Mãe muito querida e preocupada com o bem de cada um de seus filhos salvos por Jesus. Sem Maria, Virgem, Imaculada, Mãe de Deus, levada ao céu de corpo e alma, não há catolicismo.

Outro sinal de autenticidade da fé católica são os sete sacramentos, de modo especial a confissão (penitência) auricular e a Eucaristia (comunhão). Através da confissão, Jesus limpa e purifica a Sua Igreja com o Seu próprio Sangue redentor. Através da Eucaristia, nutre os Seus com a Sua própria Carne, Sangue, Alma e Divindade.

A fé católica está baseada na Bíblia, é lógico! Contudo, apoia-se também na tradição e nos magistério dirigido de modo infalível pela cátedra de Pedro. A tradição consiste em tudo o que a Igreja viveu e aprendeu sob a luz do Espírito Santo nesses dois mil anos de vida. O sagrado magistério é todo imprescindível ensinamento acumulado durante os séculos e oficializado pelo Papa. A tradição e o magistério da Igreja garantem a interpretação autêntica da revelação bíblica e constituem a fonte da riquíssima vida litúrgica da Igreja, através da qual prestamos ao Senhor toda a honra, glória e louvor.

A liturgia é também uma das fontes características da fé católica. O calendário religioso é enriquecido pela vivência litúrgica de suas festas: Advento, Quaresma, Páscoa, Pentecostes, Santíssima Trindade, Corpus Christi, Tempo Comum, etc. É toda a vivência religiosa acumulada pela tradição e ensinada pelo magistério da Igreja. 

Além disso, a fé católica é também preservada pela hierarquia sagrada. Sagrada sim, pois foi da vontade de Jesus que ela existisse. Ele quis fundar a Sua Igreja sobre a rocha de Pedro (Kefas) e dos apóstolos, que são os bispos. Por isso, não há Igreja sem o Papa e sem os bispos. Bem sabia o Senhor que, sendo também humana, Sua Igreja não sobreviveria sem a hierarquia. O desrespeito à hierarquia é um desrespeito àquele que a instituiu e uma ameaça à unidade da Igreja.

Esses são os principais sinais da fé católica, queridos por Jesus e preservados pela Sua Igreja. Quem não guarda essas características não pode se dizer católico.

bottom of page