top of page

ENDEREÇO

Comunidade Santa Rita de Cássia
Estrada Velha de Itú, 1185 – Jardim Alvorada
CEP: 06612-250 – Jandira – SP

HORÁRIO DAS CELEBRAÇÕES

2º e 4º Sábado às 18h30

1º e 3º Sábado às 18h30

HORÁRIO DAS MISSAS

DADOS HISTÓRICOS

Histórico elaborado no ano de 2012: A Capela de Santa Rita de Cássia pelos meados dos anos 70 era localizada no trevo da rodovia Castelo Branco. Com a chegada do progresso e a necessidade da construção da rodovia, um galpão cedido por alguns moradores do bairro na rua Rio Grande do Sul, foi o local para de novo os fiéis se reunirem para celebrar a Palavra de Deus.

Em 1975 o senhor Ermínio Lopes e sua esposa Antônia Lopes doaram para a Mitra Diocesana, o terreno situado na Rua Estrada Velha de Itú, sendo esta a primeira comunidade que faz parte da matriz, com 42 anos de existência na cidade de Jandira.

Muitas pessoas por aqui passaram para a construção e edificação dessa comunidade.

Os religiosos da Congregação da Sagrada Família, as irmãs e postulantes da Consolata, foram pedras fundamentais para a evangelização dessa comunidade.

No ano de 1997, um dos momentos que vivemos e que foi lindo para a comunidade foi a visita pastoral de Dom Francisco. Foi um momento de grande alegria para nossa comunidade e para nos deixar confiantes que trabalhar para o projeto do Pai, é prazeroso e gratificante. Um momento especial onde todos festejam é a festa de nossa padroeira Santa Rita de Cássia que acontece sempre no dia 22/05, onde é realizado missas  nas famílias e preparação do Tríduo em preparação a festa de Santa Rita de Cássia. Participamos também da novena de Nossa Senhora Aparecida que acontece nas demais comunidades e realizamos festa para as crianças. Um grande e bonito momento que ficará guardado na vida da comunidade foi a visita de Nossa Senhora Peregrina no dia 07/10/2016, em comemoração aos 300 anos da aparição de N.S.Aparecida na cidade de Aparecida. A comunidade se reúne semanalmente para celebrar as boas novas do Pai. Hoje temos muitos desafios para a evangelização. Estamos localizados em um bairro onde temos dois pólos industriais e migrantes vindo do norte, nordeste e de outras regiões. As missas eram celebradas pelo padre Ângelo Bertoli.  

FOTOS HISTÓRICAS

FOTOS ATUAIS

CALENDÁRIO DA COMUNIDADE

Calendário da Comunidade 2020

PASTORAIS

CATEQUESE

Reunião toda 2ª terça do mês às 19:00 hs e catequese todo sabado as 16:00 hs

LITURGIA

Reunião toda 3ª sexta do mês às 19:00 hs.

DÍZIMO

Reunião toda 1ª segunda do mês às 19:00 hs.

SERVIÇOS/MINISTÉRIOS

GRUPOS DE EVANGELIZAÇÃO DE RUA - GER

Reunião todas as quartas às 19:30 hs.

MOVIMENTOS E ASSOCIAÇÕES

GRUPO DE JOVENS

Encontro todos os 4ª sábados após a Santa Missa

REGISTRO DOS EVENTOS

CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Instagram Icon

A FÉ CATÓLICA

Em sua primeira carta, São Pedro nos chama a atenção para “estarmos preparados a responder a todo aquele que nos pedir a razão da nossa esperança” (citação livre de I Pd 3,15). A nossa esperança é Jesus Cristo! O mesmo São Pedro, no discurso aos judeus, disse: “Em nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu nenhum outro nome foi dado aos homens, pelo qual devamos ser salvos” (At 4,12).

A fé católica e toda a sua vivência estão centradas em Jesus: “Ele é o Senhor” (citação livre de Fl 2,11). Contudo, o próprio Jesus instituiu Sua Igreja e quis que ela fosse o Seu próprio Corpo Místico (cf. I Cor 12,27)- sacramento universal da salvação de todos os homens. O próprio Senhor resgatou a Sua Igreja com o Seu Sangue; confiou-lhe o sagrado depósito da fé e deu a ela o Seu Espírito para conduzi-la a toda a verdade (cf. Jo 16,13). O Espírito Santo é a alma e a garantia da infalibilidade da Igreja, no que concerne à doutrina católica. Nos dois mil anos de caminhada, o Espírito conduziu a Igreja do senhor e ensinou-lhe todas as coisas, recordando-lhe tudo o que Jesus ensinou (cf. Jo 14,26).

No Credo – símbolo dos apóstolos – encerra-se conteúdo dogmático básico da fé católica. Já no início do cristianismo, “perseveravam eles [os fiéis] na doutrina dos Apóstolos, nas reuniões em comum, na fração do pão (Eucaristia) e nas orações” (At 2,42). Essa doutrina dos apóstolos está encerrada no Credo, nossa profissão de fé. 

Além dos dogmas iniciais, sob a luz do Espírito, a Igreja estruturou todo o arcabouço da fé, sob o comando de Pedro, a quem o próprio Senhor garantiu a infalibilidade, reconhecida de modo definitivo no Concílio Vaticano I (1870). Na pessoa do Papa, a Igreja entendeu que é vontade do Senhor ter o Seu vigário na terra como pedra fundamental da unidade da Sua Igreja. Por isso, a obediência e a submissão ao Papa são características essenciais do catolicismo. Sem o Papa não existe a Igreja. Os antigos padres afirmavam: “Onde está Pedro, está a Igreja; onde está a Igreja, está Cristo”.

Outra característica da fé católica é a devoção aos santos, principalmente à Virgem Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe. Jesus no-la deu aos pés da cruz, dizendo a João: “Eis aí tua mãe” (Jo 19,27b). Essa foi uma doação de Jesus à Sua Igreja e a cada um de nós. Maria é nossa Mãe! Nós, católicos, não a adoramos, pois ela não é uma deusa; nós a veneramos como Mãe muito querida e preocupada com o bem de cada um de seus filhos salvos por Jesus. Sem Maria, Virgem, Imaculada, Mãe de Deus, levada ao céu de corpo e alma, não há catolicismo.

Outro sinal de autenticidade da fé católica são os sete sacramentos, de modo especial a confissão (penitência) auricular e a Eucaristia (comunhão). Através da confissão, Jesus limpa e purifica a Sua Igreja com o Seu próprio Sangue redentor. Através da Eucaristia, nutre os Seus com a Sua própria Carne, Sangue, Alma e Divindade.

A fé católica está baseada na Bíblia, é lógico! Contudo, apoia-se também na tradição e nos magistério dirigido de modo infalível pela cátedra de Pedro. A tradição consiste em tudo o que a Igreja viveu e aprendeu sob a luz do Espírito Santo nesses dois mil anos de vida. O sagrado magistério é todo imprescindível ensinamento acumulado durante os séculos e oficializado pelo Papa. A tradição e o magistério da Igreja garantem a interpretação autêntica da revelação bíblica e constituem a fonte da riquíssima vida litúrgica da Igreja, através da qual prestamos ao Senhor toda a honra, glória e louvor.

A liturgia é também uma das fontes características da fé católica. O calendário religioso é enriquecido pela vivência litúrgica de suas festas: Advento, Quaresma, Páscoa, Pentecostes, Santíssima Trindade, Corpus Christi, Tempo Comum, etc. É toda a vivência religiosa acumulada pela tradição e ensinada pelo magistério da Igreja. 

Além disso, a fé católica é também preservada pela hierarquia sagrada. Sagrada sim, pois foi da vontade de Jesus que ela existisse. Ele quis fundar a Sua Igreja sobre a rocha de Pedro (Kefas) e dos apóstolos, que são os bispos. Por isso, não há Igreja sem o Papa e sem os bispos. Bem sabia o Senhor que, sendo também humana, Sua Igreja não sobreviveria sem a hierarquia. O desrespeito à hierarquia é um desrespeito àquele que a instituiu e uma ameaça à unidade da Igreja.

Esses são os principais sinais da fé católica, queridos por Jesus e preservados pela Sua Igreja. Quem não guarda essas características não pode se dizer católico.

bottom of page