Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida
Avenida Nossa Senhora Aparecida, 68
CEP: 06600-100 – Centro - Jandira – SP
Tel.: (11) 4707-2585

Email: nsaparecidajandira@yahoo.com.br 

Site: http://nsaparecidajandira.wixsite.com/nsaparecida

ENDEREÇO

HORÁRIO DAS MISSAS

Missas na semana: 2ª, 3ª, 5ª, 6ª feira às 19h00
4ª feira às 16h00 com a Novena do Perpétuo Socorro
Sábado às 19h00
Domingo: 07h00, 09h30 e às 19h00

ATENDIMENTO PAROQUIAL

Segunda á Sábado: das 13:00 ás 17:00

DADOS HISTÓRICOS

Bem antes da construção da Igreja Católica de Jandira (Matriz), havia no distrito diversas capelas onde o povo chamava padres de fora para realização de missas, terços, rezar e realizar procissões.

Durante 60 anos o padroeiro de Jandira foi São João Batista, e sua capela, ficavam nas terras que pertenciam a Família Sammartino. Após a morte de Sammartino a capela foi demolida e outros imóveis surgiram no lugar.

Em 1952, foram realizadas em Jandira as Santas Missões, pelos padres Redentoristas da Aparecida do Norte, que foram recepcionados pelos padres da Igreja Matriz de Itapevi (São Judas Tadeu), na ocasião  era o Padre da Paróquia Mario Moreti ( tendo como coadjutor padre Romeu Meca).

Ainda em 1952, foi nomeada uma comissão para construção da capela, pois todas as antigas capelas foram destruídas, e em menos de 3 meses estava pronta com o nome de Nossa Senhora Aparecida.

No dia 11 de Janeiro de 1953 o distrito pequenino de Jandira, com o auxílio do padre de Barueri, recepcionou o bispo de São Paulo (Dom Paulo Loureiro), que acompanhado de uma grande caravana, vinda de Itapevi, Barueri, Carapicuíba, Osasco na ocasião falou o Sr. Leopoldino dos Santos que pertencia a congregação Mariana, dando importância ao grande acontecimento que se realizava, e também agradecendo a família Sammartino, pela doação do terreno para construção da paróquia bem no alto do morro.

Durante algum tempo as missas eram realizadas aos domingos as 7:00 horas da manhã na capela, realizadas pelo padre Romeu Meca de Itapevi.

No dia 24 de Junho de 1966, ganha definitivamente um vigário designado a dirigir a futura Igreja Católica de Jandira tendo assumido nesse mesmo dia o Padre Ângelo Giusepe Bertoli, que a algum tempo vinha aos domingos rezar missa as 8:00 horas  da manhã em Jandira.

Jandira já era considerado um município e os vereadores votaram a pedido do povo, a lei 126 de 30 de maio de 1967 onde consideraram que a comunidade católica era de utilidade pública. A partir dessa data o Padre Ângelo passou a residir em Jandira, atrás da capela em uma pequenina casa, e trabalhando com afinco para construir a paróquia com a ajuda da população.

Nessa ocasião Jandira que já era município tinha como prefeito Osvaldo Sammartino.  Em 1969 o Padre Ângelo convidou o Sr. Leopoldo para ajuda-lo a formar o apostolado da oração em Jandira, isto aconteceu quando a paróquia já estava quase pronta. O Sr. Leopoldo aceitou a missão convidando  as senhoras que frequentavam  a Igreja onde 30 senhoras aceitaram o convite.

O Padre Ângelo sabendo da notícia em junho de 1969 deu posse a todas com bastante alegria, este fato aconteceu na festa de "Corpus Christi".

A equipe era formada:

Diretoria:

Presidente - Cacilda Olinda Plese Nalini;

Vice-Presidente: Ana Lemos;

Tesoureira: Francisca Vasques;

Secretaria: Dona Geraldina

As reuniões eram realizadas todos os 1ª domingo de cada mês, após a missa com a presença do Padre Ângelo, lendo a bíblia e explicando o texto, depois a secretaria fazia a chamada e a tesoureira passava de uma em uma solicitando a oferta que ao terminar era entregue ao Padre Ângelo para ajudar o término da construção.

FOTOS HISTÓRICAS

FOTOS ATUAIS

CALENDÁRIO PAROQUIAL

PASTORAIS

VOCACIONAL (PJV)

COROINHAS/ACÓLITOS

SAÚDE

CATEQUESE

Todos os domingos das 08:00 às 09:30 hs

LITÚRGIA

Reunião Paroquial - 4º domingo do mês às 16:00 hs

Formação para Leitores, Comentaristas e Acolhida

(2º e 4º Sábado às 15:30 hs - Matriz)

ACOLHIDA

FAMILIAR

Curso de Noivos

Reunião Mensal 3ª Quinta-feira às 20:00 hs

BATISMO

Todo primeiro domingo do mês - curso para pais e padrinhos das 07:00 ás 11:00 hs

Todo terceiro domingo do mês - realização do batismo ás 09:30 hs

DÍZIMO

COMUNICAÇÃO / JORNALISMO

SETOR JUVENTUDE

Reunião 1º Domingo às 15:00 hs - Matriz

Dia da Juventude Paroquial 2º Domingo de cada Mês

Venda de Pastéis nas Missas (2º e 3º Domingo)

E.J.C - Pós Encontro: 4º Domingo do mês às 15:00 hs

MOVIMENTOS E ASSOCIAÇÕES

APOSTOLADO DA ORAÇÃO

1ª Sexta Feira do mês - Hora Santa às 18:00 hs;

Reunião - Domingo após a 1ª Sexta Feira do mês às 09:00 hs.

LEGIÃO DE MARIA

Reunião: Sextas-feiras das 16:30 às 18:00 hs;

Terço: Quintas-feiras às 18:00 hs;

Ofício de Nossa Senhora (Última Sexta feira do mês) às 17:30 hs

SSVP - SOCIEDADE SÃO VICENTE DE PAULA - VICENTINOS

Reunião aos Sábados às 18:00 hs

Dia do Kilo: 2º Sábados e 2º Domingos de cada mês;

RCC - RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA

Louvor - Sábado após a missa das 19:00 hs

ENCONTRO CASAIS COM CRISTO

Pós Encontro - 4º Sábado do Mês após a missa das 19:00 hs

EJC - ENCONTRO JOVEM COM CRISTO

Pós Encontro - 4º Domingo do Mês ás 16:00 hs

SERVIÇOS/MINISTÉRIOS

MIN. EXTRAORDINÁRIO EUCARISTIA/ENFERMOS/EXÉQUIAS

Toda última sexta feira ás 20:00 hs - Formação Paroquial

GRUPOS DE EVANGELIZAÇÃO DE RUA - GER

Novenas de Natal - Inicio 15/12 - Encerramento 23/12 - Matriz

ESCOLA/ CÍRCULO  BÍBLICO

Toda terça feira das 20:00 ás 21:00 hs - André Kawahala

LEIGOS MISSIONÁRIOS DA CONSOLATA - LMC

INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA MISSIONÁRIA - IAM

Todo sábado ás 15:00 hs - Inicio em fevereiro 2017

TERÇO DOS HOMENS

Toda quinta feira ás 20:00 hs

EQUIPE DE CANTO E MÚSICA

Todo 1º, 2º e 5º sábado ás 19:00 hs  - Ministério RCC - Carla

Todo quarto sábado ás 19:00 hs  - ECC 

Todo domingo ás 07:00 hs  - Grupo Esperança

Todo 1º, 2º e 4º domingo ás 09:30 hs  - Grupo Filhos de Maria

Todo 3º domingo ás 09:30 hs  - Grupo Jovens Missionários

Todo 5º domingo ás 09:30 hs  - Banda JHS

Todo 1º, 3º e 5º domingo ás 19:00 hs  - Ministério RCC - Luciano

Todo 2º domingo do mês ás 19:00 hs  - Adoradores Singelos - Setor Juventude

Todo 4º domingo do mês ás 19:00 hs  - EJC

Toda quarta ás 16:00 hs  - Dona Linda

EQUIPE ACOLHIDA AOS NOIVOS

EQUIPE DE EVENTOS

EQUIPE DE CAMPANHAS (CF/CM/CE)

11/02/17 - das 08:00 ás 12:00 hs - Formação de Lideranças Matriz e Comunidades

12/02/17 - ás 19:00 hs - Missa de abertura do ano pastoral paroquial

EQUIPE DE LIMPEZA

Todo sábado ás 08:00 hs e toda segunda ás 10:00 hs - Matriz

PASTORAL ORGÂNICA DA VIDA PAROQUIAL /ASSESSORIA 

CONSELHO MISSIONÁRIO PAROQUIAL - COMIPA

CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL-CPP (COMUNIDADES)

Reunião bimestral - sexta feira  20:00 hs conforme calendário

CONSELHO DE ECONOMIA

REGISTRO DOS EVENTOS

Visita de NSAPeregrina- 04 á 12/10/16

CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey Instagram Icon

A FÉ CATÓLICA

Em sua primeira carta, São Pedro nos chama a atenção para “estarmos preparados a responder a todo aquele que nos pedir a razão da nossa esperança” (citação livre de I Pd 3,15). A nossa esperança é Jesus Cristo! O mesmo São Pedro, no discurso aos judeus, disse: “Em nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu nenhum outro nome foi dado aos homens, pelo qual devamos ser salvos” (At 4,12).

A fé católica e toda a sua vivência estão centradas em Jesus: “Ele é o Senhor” (citação livre de Fl 2,11). Contudo, o próprio Jesus instituiu Sua Igreja e quis que ela fosse o Seu próprio Corpo Místico (cf. I Cor 12,27)- sacramento universal da salvação de todos os homens. O próprio Senhor resgatou a Sua Igreja com o Seu Sangue; confiou-lhe o sagrado depósito da fé e deu a ela o Seu Espírito para conduzi-la a toda a verdade (cf. Jo 16,13). O Espírito Santo é a alma e a garantia da infalibilidade da Igreja, no que concerne à doutrina católica. Nos dois mil anos de caminhada, o Espírito conduziu a Igreja do senhor e ensinou-lhe todas as coisas, recordando-lhe tudo o que Jesus ensinou (cf. Jo 14,26).

No Credo – símbolo dos apóstolos – encerra-se conteúdo dogmático básico da fé católica. Já no início do cristianismo, “perseveravam eles [os fiéis] na doutrina dos Apóstolos, nas reuniões em comum, na fração do pão (Eucaristia) e nas orações” (At 2,42). Essa doutrina dos apóstolos está encerrada no Credo, nossa profissão de fé. 

Além dos dogmas iniciais, sob a luz do Espírito, a Igreja estruturou todo o arcabouço da fé, sob o comando de Pedro, a quem o próprio Senhor garantiu a infalibilidade, reconhecida de modo definitivo no Concílio Vaticano I (1870). Na pessoa do Papa, a Igreja entendeu que é vontade do Senhor ter o Seu vigário na terra como pedra fundamental da unidade da Sua Igreja. Por isso, a obediência e a submissão ao Papa são características essenciais do catolicismo. Sem o Papa não existe a Igreja. Os antigos padres afirmavam: “Onde está Pedro, está a Igreja; onde está a Igreja, está Cristo”.

Outra característica da fé católica é a devoção aos santos, principalmente à Virgem Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe. Jesus no-la deu aos pés da cruz, dizendo a João: “Eis aí tua mãe” (Jo 19,27b). Essa foi uma doação de Jesus à Sua Igreja e a cada um de nós. Maria é nossa Mãe! Nós, católicos, não a adoramos, pois ela não é uma deusa; nós a veneramos como Mãe muito querida e preocupada com o bem de cada um de seus filhos salvos por Jesus. Sem Maria, Virgem, Imaculada, Mãe de Deus, levada ao céu de corpo e alma, não há catolicismo.

Outro sinal de autenticidade da fé católica são os sete sacramentos, de modo especial a confissão (penitência) auricular e a Eucaristia (comunhão). Através da confissão, Jesus limpa e purifica a Sua Igreja com o Seu próprio Sangue redentor. Através da Eucaristia, nutre os Seus com a Sua própria Carne, Sangue, Alma e Divindade.

A fé católica está baseada na Bíblia, é lógico! Contudo, apoia-se também na tradição e nos magistério dirigido de modo infalível pela cátedra de Pedro. A tradição consiste em tudo o que a Igreja viveu e aprendeu sob a luz do Espírito Santo nesses dois mil anos de vida. O sagrado magistério é todo imprescindível ensinamento acumulado durante os séculos e oficializado pelo Papa. A tradição e o magistério da Igreja garantem a interpretação autêntica da revelação bíblica e constituem a fonte da riquíssima vida litúrgica da Igreja, através da qual prestamos ao Senhor toda a honra, glória e louvor.

A liturgia é também uma das fontes características da fé católica. O calendário religioso é enriquecido pela vivência litúrgica de suas festas: Advento, Quaresma, Páscoa, Pentecostes, Santíssima Trindade, Corpus Christi, Tempo Comum, etc. É toda a vivência religiosa acumulada pela tradição e ensinada pelo magistério da Igreja. 

Além disso, a fé católica é também preservada pela hierarquia sagrada. Sagrada sim, pois foi da vontade de Jesus que ela existisse. Ele quis fundar a Sua Igreja sobre a rocha de Pedro (Kefas) e dos apóstolos, que são os bispos. Por isso, não há Igreja sem o Papa e sem os bispos. Bem sabia o Senhor que, sendo também humana, Sua Igreja não sobreviveria sem a hierarquia. O desrespeito à hierarquia é um desrespeito àquele que a instituiu e uma ameaça à unidade da Igreja.

Esses são os principais sinais da fé católica, queridos por Jesus e preservados pela Sua Igreja. Quem não guarda essas características não pode se dizer católico.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now